Canberra

Camberra, a planejada capital federal

Camberra foi criada em 1908 para abrigar a sede do parlamento federal e colocar fim à disputa entre Sydney e Melbourne pela capital. A cidade está localizada em New South Wales e fica no chamado Território da Capital da Austrália (ACT – equivalente ao Distrito Federal brasileiro). Assim como Brasília, Camberra é o fruto de um maravilhoso planejamento urbano, feito pelo arquiteto norte-americano Walter Burley Griffin, que projetou uma cidade ampla, sem construções altas e com os principais edifícios concentrados ao redor do lago Burley Griffin (de 11 km de largura), o coração da cidade.

Embora seja a capital nacional e o centro político e administrativo da Austrália, Camberra é uma cidade rural, cercada de eucaliptos e terrenos montanhosos. Em algumas ruas mais afastadas é possível ver cangurus saltando.

Além dos recomendados passeios de bicicleta pelos muitos parques e jardins, a cidade oferece uma variedade incrível de esportes: rapel, golfe, voo livre, parapente, paintball, canoagem, descer numa corredeira, voar em um balão de ar quente e muitas outras atividades. Camberra também tem mais de 300 restaurantes, cafés e bares, e vida noturna agitada com boates e cassino.

Atrações turísticas

Australian National Botanic Gardens: Os jardins botânicos de Camberra, nas encostas da Black Mountain, contêm o melhor acervo científico de plantas nativas da Austrália e cerca de 90 mil plantas de mais de cinco mil espécies.

Australian War Memorial: O memorial foi construído em homenagem aos australianos que morreram durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Em painéis de bronze, estão os nomes dos 102.600 soldados mortos em batalhas. Outro destaque é o “Túmulo do Soldado Desconhecido”, que simboliza todos os australianos que morreram defendendo o país.

Casa da Moeda da Austrália: A Royal Australian Mint produz todo dinheiro que circula na Austrália. Mais de 11 bilhões de moedas já foram feitas nesta Casa, que tem capacidade para produzir cerca de 2 milhões por dia. Durante a visitação, pode-se conhecer a história do dinheiro australiano e ver como as moedas são fabricadas.

National Gallery of Australia: Com mais de cem mil obras, a galeria é composta principalmente pela arte australiana. As obras contemplam o período entre a colonização européia e os dias atuais, além de reservar um importante espaço às peças produzidas por artistas aborígenes. Esculturas modernas decoram o jardim.

National Library of Australia: Os cinco andares da biblioteca, um ícone da arquitetura da década de 1960, é um patrimônio literário e preserva documentos importantes sobre o país. Contém mais de sete milhões de livros, cópias de jornais e revistas publicadas na Austrália, além de milhares de fitas, manuscritos, gravuras, mapas e fotografias antigas.

Old Parliament House: Construído em 1927, o antigo Parlamento foi o primeiro edifício parlamentar da nova capital. Hoje, depois de ter testemunhado vários fatos históricos para o país, é aberto para visitação.

Parliament House: Inaugurado em 1988, é a atual sede do governo e da democracia australiana.

Também vale a pena apreciar o Camberra Baloon Fiesta, o maior festival de balões do hemisfério sul, e o Floriade, o famoso festival de flores da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *