Austrália

Austrália: curiosidades da terra dos cangurus

Austrália e suas curiosidades

Destino dos sonhos de muitos brasileiros, a Austrália não é só o país do surf.

Pela possibilidade do trabalho durante o período de estudo, quem visita a terra dos coalas e cangurus pode esperar e muito desse incrível país tropical. E nós separamos algumas curiosidades que com certeza farão vocês amarem ainda mais esse país.

A maior costa de corais do mundo

Austrália

Imagem capturada em um passeio de helicóptero sobre a Barreira de Corais, na Austrália.

A Grande Barreira de Corais, no Estado de Queensland, é um patrimônio natural com mais de 2.000km de extensão, sendo a maior reserva de corais do mundo.

A belíssima barreira fica na costa australiana e pode ser vista do espaço e por passeio aéreo. Inclusive há quem diga que vista de cima, a barreira parece um mapa-múndi por algumas áreas serem mais escuras – delimitadas pelo caminho dos corais em contraste com a intensa cor azulada das águas.

Além de sobrevoar, é possível também mergulhar, o que não é esforço algum diante de tanta beleza. Os turistas são levados de barco até as plataformas das companhias que dão toda assistência para que aconteça o mergulho.

Para chegar a esse paraíso é preciso pegar um barco que sai da cidade de Cairns ou Port Douglas, que levam até o local.

O maior salário mínimo do mundo!

Sim! Nossa querida Aussie tem o maior salário mínimo do mundo. O valor chega a 2.540 dólares australianos (quase 620 dólares por semana dependendo das horas trabalhadas no dia). São mais de 5 mil reais!

Em contra partida, é um dos lugares de maior custo de vida do mundo. Uma casa em um bairro razoável em Sydney pode custar 1 milhão de dólares australianos. Para se viver na terra dos cangurus não é uma tarefa barata, mas com certeza vale o suor para ficar nessa terrinha linda.

Não há transito

Imagine morar em um lugar onde não há transito? Parece surreal, mas não há transito na Austrália. Com exceção de Sydney você não perderá horas em um engarrafamento. Os famosos 15 minutinhos a mais na cama serão bem proveitosos por lá.

Pode ser que você esbarre com algum canguru pela estrada e possa atrapalhar seu trajeto, mas nada fora do comum para os australianos.

Austrália

É comum vermos placas como essa espalhadas pelas estradas que ligam uma cidade a outra na Aussie.

Outback na AUSSIE, só que não

Acreditem: a deliciosa costelinha ao molho barbecue e a saborosa cebola empanada não são de origem australiana como a maioria imagina. Alias, o único Outback que existe de fato, é o deserto que fica na parte central do país.

O restaurante, na verdade, é norte-americano e surgiu na Florida. O estabelecimento nasceu com a ideia de servir um casual dining com uma culinária semelhante a cultura desértica de Outback e por isso levou o nome.

Os australianos que experimentam a culinária do restaurante em outro país ficam surpresos com o tempero diferenciado que é servido. Quem diria, não?! 

Não tem água

Australia

Deserto de Outback visto de cima.

Ao olharmos o mapa-múndi, veremos que mais da metade do país é areia. O deserto de Outback, como é chamada a área central, abrange quase todo o território australiano e para se ter uma ideia, a temperatura normal chega a 50o C ­– muito quente! E por ser um país seco, a Austrália sofre um sério problema de falta d’água. É comum vermos relógios nos banheiros dos moradores, seja em casa de família ou hotéis de luxo, cronometrando o tempo de banho. Passados 5 minutos de chuveiro ligado, o registro é fechado.

Os australianos são muito responsáveis no quesito racionar água. Então fica a dica: não esqueça de fechar o chuveiro para não arrumar dores de cabeça.

Uma coisa é certa: a Austrália é apaixonante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *