Dicas Para Realizar Um Intercâmbio.

Intercâmbio: dicas essenciais para realizar o seu

Intercâmbio

O intercâmbio, por si só, é uma experiência inesquecível, no entanto, o período fora do seu país pode ser ainda mais especial e proveitoso se você se preparar para vivê-lo. E para quem gosta viajar e estudar, a possibilidade de unir essas duas coisas certamente é uma é uma oportunidade única.

Conhecer e interagir com novas pessoas e culturas é um desafio e, a falta de preparo pode te colocar diante de situações embaraçosas. Se o seu destino de intercâmbio é a Austrália, confira a seguir algumas dicas essenciais para seguir preparado e informado para terras australianas. Vem com a gente!

Procure por uma agência de intercâmbio

O primeiro passo para se preparar para um intercâmbio na Austrália é procurar por uma agência especializada. Com toda a experiência e parcerias por ela construída, você conseguirá o apoio e as facilidades necessárias para aproveitar ao máximo, além de resolver questões burocráticas mais facilmente, encontrar passagens com os melhores preços, indicações de moradia e até mesmo de empregos.

Antes de fechar o pacote, não se esqueça de garantir que a escolha foi por uma agência de intercâmbio de confiança e com respaldo no mercado!

Reserve dinheiro

A partir do momento que se chega à Austrália, você deve aprender a lidar com outra moeda, no caso o dólar australiano. Embora haja o mito de que a Austrália é um dos países mais caros do mundo para se viver, o fato é que o custo de vida no país é menor do que no Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Mesmo assim, não se iluda! É preciso reservar um bom dinheiro para transporte, alimentação, lazer, moradia, etc.

Resolva as questões burocráticas

Se você está planejando um intercâmbio em solo australiano, é melhor começar a providenciar as questões burocráticas, isso inclui dar entrada na solicitação do visto. O processo é simples e rápido, mas envolve alguns detalhes importantes relacionados à documentação, pagamento de taxas e afins.  Para facilitar o processo, o mais indicado é contar com uma agência de intercâmbio que já possui experiência e facilita todo o processo para você!

Pesquise sobre a cultura local

É muito importante pesquisar sobre os hábitos e costumes do país. Isso pode te livrar de gafes e constrangimentos! Outro ponto importante é ficar por dentro da legislação básica, afinal, ela é diferente do Brasil. Toda e qualquer informação extra é bem-vinda, por isso, pesquise na internet, procure uma agência de intercâmbio e converse com amigos, familiares e conhecidos que já estiveram na Austrália. Assim você irá aproveitar seu intercâmbio da melhor forma possível!

Defina se irá trabalhar durante o intercâmbio

De acordo com a lei Australiana, os estudantes podem trabalhar até 20 horas por semana. Essa pode ser uma ótima alternativa para ganhar um dinheiro extra e custear eventuais despesas. A oferta de empregos é grande e, além disso,  paga-se muito bem. Mas vale ressaltar que nem sempre você atuará em sua área de estudo, portanto, é importante vencer o orgulho e trabalhar em cargos com os quais você tem pouca afinidade e experiência. Óbvio, se você estiver disposto!

Escolha o curso e a escola

Um dos preparativos fundamentais e que demandam mais cautela é justamente a escolha do curso. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil! Por ter tradição em intercâmbio, a Austrália oferece muitas opções de instituições, o que leva os intercambistas à indecisão. Na hora de fazer a escolha, é preciso considerar a reputação da escola, a localização da instituição e o foco do ensino. Em algumas é o idioma, em outras é a arte ou até mesmo a tecnologia, como é o caso da UTS – University Of Technology Sydney. Só um adendo: prefira sempre os cursos que agreguem valor ao seu currículo e à sua experiência pessoal.

Decida onde vai morar

A regra geral é escolher um lugar com preço razoável e localização próxima à escola/trabalho. As opções são muitas, dentre elas estão os hotéis, albergues, morada universitária e casa de família. Saia do Brasil com esse detalhe definido!

E aí, gostou das nossas dicas?

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *