OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Melbourne: sempre entre as melhores cidades do mundo para se viver

Segunda maior cidade da Austrália, Melbourne justifica em seu contraste de perfil vibrante com praias e parques misturados a centros empresariais modernos e fachadas vitorianas, parte de sua colocação no topo do ranking de pesquisas sobre as melhores cidades do mundo para se viver.

Cruzada pelo rio Yarra, a cidade traz diversas opções de lazer para turistas e estudantes de todas as nacionalidades, gostos e credos que por ali passam. Artistas percorrem os quarteirões da Federation Square e suas inúmeras galerias de arte. Collins Street é ocupada pelos mais elegantes e consumistas. Além disso, há uma hora do sul de Melbourne, românticos e aventureiros chegam à Península de Mornington e aos seus parques, praias e vinhedos, onde fãs de esporte assistem aos torneios de tênis e circuitos de F1.

Com cerca de 4 milhões e meio de habitantes, seu crescimento é contínuo pelo mercado de trabalho e sua grande oferta de empresas, restaurantes e fábricas, que, nos últimos 25 anos, acolhem e integram imigrantes vindos de diversas partes do mundo, legitimando sua vocação cosmopolita e hospitaleira.

Melbourne Night

Melbourne Night

Diversidade gastronômica

A diversidade de nações acolhidas em Melbourne fez dela a “cidade dos restaurantes”. Há no local mais de três mil restaurantes, cafés, pubs e bares de setenta nacionalidades distintas. Por isto há sempre a possibilidade de matar a saudade das comidas típicas de sua terra natal, além de experimentar novos sabores!

Para os amantes de uma boa massa italiana, a Lygon Street, também conhecida como “Little Italy”, é o destino certo. Localizada no bairro de Carlton, berço da colonização italiana em 1950, os restaurantes, bares e cafés da rua são conhecidos pelo sabor e pelas tradicionais mesas na calçada. Caso haja indecisão quanto ao tipo de culinária a degustar, a democrática Brunswick Street reúne pratos franceses, tailandeses, espanhóis e muitos outros. Pharan Market, um dos mercados mais antigos da cidade, é outra boa opção gastronômica local. Frutos do mar, queijos, frutas e ervas são dispostas em um ambiente organizado, limpo e agradável!

Oferta cultural

Considerada a capital cultural australiana, Melbourne conserva em seu DNA artístico também a diversidade. Artistas expõem seus trabalhos nas ruas, aulas de pilates são ministradas ao ar livre, inúmeras opções de galerias de arte e peças teatrais, dentre muitas outras atividades, estão dispostas pelos cinco quarteirões da Federation Square, também muito reconhecida pelo seu design audacioso. No entorno, algumas das opções são: o Australian Centre for the Moving Image, dedicado à imagem em movimento em todas as suas formas; o Ian Potter Centre, exclusivo à arte australiana; e ao leste, o ArtPlay, onde crianças e familiares criam suas próprias obras com artistas profissionais. Além destas opções você ainda encontra na região o Melbourne Museum, em Carlton Gardens, e o Aquário de Melbourne.

O calendário de eventos esportivos é movido pela paixão de seus habitantes. Anualmente, eventos mundialmente conhecidos como Melbourne Cup – tradicional corrida de cavalos – e Australian Open Tennis acontecem na cidade e atraem novos e velhos apaixonados.

O acesso às atividades diversas em Melbourne pode ser feito através do eficiente sistema de transporte público local. Bondes, trens e ônibus, que circulam por toda a cidade, são integrados com passes de validade variável (horas, dias, semanas ou mês) a preços justos.

Serviço de saúde eficiente

A atenção dada à saúde em Melbourne é muito alta. O Medicare, sistema de sáude público local, é destinado a todos os residentes permanentes, cidadãos australianos ou de países que possuam acordo mútuo de cuidados médicos. O atendimento é gratuito ou de baixo custo nos hospitais públicos, e despesas médicas (consultas e medicamentos) têm seus valores reduzidos. Àqueles não pertencentes a países de parceria firmada, mas que tem em mãos um visto temporário, é aconselhada a contratação de um seguro de saúde privado como o Medibank, por exemplo, fáceis de obter.

Amplo acesso à educação

A cidade possui dez universidades, dentre elas a Melbourne University, conhecidas pela qualidade e grande internacionalização em seus campus, que incentiva a prática de intercâmbio dos alunos locais bem como a recepção de universitários estrangeiros. A cidade também dispõe de qualificado ensino técnico e complementar. Em Melbourne há oferta de todos o níveis de qualificação, seja em cursos de curta ou longa duração, com atualizadas instalações de pesquisa e professores dedicados. O reconhecimento de seu ensino é constatado no mundo inteiro por outras instituições de ensino e empregadores.

Com as vastas opções culturais, de lazer, educação e saúde, é fácil entender porque Melbourne tem sempre um lugar cativo no ranking das melhores cidades do mundo para se viver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *