Gocards Fan

Touch In, Touch Out: Transporte em Queensland!

Grande parte dos alunos que vem para a Austrália para estudar inglês fica pelo menos um mês em Homestay (famílias locais que oferecem acomodação paga para alunos internacionais) e, na maioria das vezes, essas famílias moram em bairros afastados do centro da cidade, onde as escolas estão localizadas. Por isso é muito importante saber como funciona o transporte público local.

Na Austrália, o transporte público varia de estado para estado. Em Queensland, cuja capital é Brisbane, o transporte está no topo na lista de gastos do aluno. Mas por outro lado, o serviço oferecido é muito bom.

gocard

A primeira providência a ser tomada é adquirir o Cartão de Transporte “GoCard” em qualquer estação de trem, ou banca de revistas. Ele tem um custo de $5, mas que é devolvido quando você devolver o cartão. É muito fácil de usar. Você compra, recarrega e toda vez que for usar um transporte você toca o cartão na entrada e na saída “touch in and touch out”. O mesmo cartão serve para o ônibus, trem, citycat (barco) e citycicle (bicicleta). Detalhe, a tarifa do transporte fica mais barata usando o GoCard.

O sistema de transporte em Brisbane é integrado, ou seja, entre um trajeto e outro você tem uma hora de carência. Nessa uma hora, se você pegar o ônibus, trem ou citycat denovo, você não precisa pagar. Outro detalhe importante é que, dentro da mesma  semana (segunda a domingo) você não paga a partir da nona viagem com o GoCard.

Um dos meios de transporte de Brisbane é o CityCat. CityCat são lanchas que atendem a área mais central de Brisbane. Além de ótimo meio de transporte, é também uma opção de passeio.

O trem é um transporte de excelente qualidade. Os trens que atendem a cidade de Brisbane oferecem diversos destinos próximos e mais distantes como Gold Coast e Sunshine Coast.

Os ônibus de Brisbane são considerados uns dos mais modernos do mundo.

O site para os serviços de trem e ônibus é http://translink.com.au. Ele oferece um serviço de “Journey Planner” onde você coloca o endereço de partida e o de chegada e ele encontra as alternativas de rotas possíveis.

Para os amantes do ciclismo, Brisbane oferece 520 km de ciclovia por toda cidade. Se você não tem bicicleta é só entrar no site http://citycycle.com.au. Eles oferecem aluguel de bicicletas. Você pode alugar por dia, mês, semestre ou ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *