Trabalho

Trabalho na Austrália, como encontrar?

Trabalho na terra dos cangurus

A Austrália é um dos poucos países no mundo onde o intercambista pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Isso significa que viajar, aperfeiçoar o inglês e ter uma experiência internacional de trabalho pode ser uma opção financeiramente mais viável na Austrália do que em outros países e esta ainda será uma boa referência para incluir no currículo.

O país é um dos destinos mais procurados do momento não só por suas belas praias, mas por ser um país de oportunidades para muitos, inclusive intercambistas. Sendo o mercado de trabalho muito distinto do brasileiro, é necessário se informar para conseguir se projetar e encontrar uma boa oportunidade. Por isso, confira aqui algumas dicas para facilitar sua busca:

Invista tempo preparando o currículo

O padrão de currículo na Austrália é diferente das práticas brasileiras e é preciso se atentar aos detalhes para se destacar e se chamado para entrevistas de emprego. Além disso, é necessário definir o tipo de emprego que você procura. Assim é possível reunir as informações necessárias num formato que esteja de acordo com a vaga pretendida.

Lembre-se: experiências profissionais irrelevantes para a vaga não irão chamar a atenção do empregador. Pense sempre em incluir informações que possam agregar à sua imagem algo de importante, como um projeto que você participou ou algum tipo de diferencial.

Defina sua disponibilidade

Quando for entregar o currículo não esqueça de ter algumas respostas já preparadas. Se o lugar em que você estiver pleiteando uma vaga precisar de novos funcionários é bem provável que irão perguntar os dias e horários que você está disponível, quantas horas você pode trabalhar (20 horas semanais é o limite caso você tenha visto de estudante), o que você busca na Austrália e se você tem experiência. Essas perguntas também podem ser feitas por telefone, esteja pronto!

Aproveite o suporte da sua agência de intercâmbio

Fazer um intercâmbio através de uma agência é uma excelente oportunidade para ir para o exterior e ter o suporte de uma organização que entende do assunto. Você será o responsável por conseguir o emprego, mas agências de intercâmbio oferecem, além de informações e orientações, workshops com dicas para quem trabalhar na Austrália. Através desse serviço é possível conhecer outros intercambistas que já estão trabalhando e que podem te indicar para vagas de empregos por lá.

Empenhe-se para ter um bom inglês

Melhorar o seu inglês pode ser um dos objetivos quando estiver na Austrália, mas o ideal é começar a se aperfeiçoar o quanto antes. Se comunicar com clareza é essencial para conseguir uma boa vaga e quanto melhor for sua pronúncia e escrita, mais chances você terá de conseguir um emprego. Fique atento: mentir sobre seu nível de inglês não é bom, visto que a maioria das empresas terá uma entrevista na qual você terá testado.

Pesquise por vagas em sites de empregos locais

Para recém-chegados, é comum que apareçam oportunidades na área de hotelaria e para se candidatar você pode fazer uma lista de lugares na área onde você mora ou usar sites de vagas de emprego para ampliar o leque de opções.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *