Control 427510 1280

Empregos na Austrália

Estudar e trabalhar durante o intercâmbio é uma experiência extremamente enriquecedora. Além de ter um curso estrangeiro no currículo, você ainda vai aprender mais sobre a cultura do país escolhido e aprimorar o idioma nativo.

Caso você tenha optado pela Austrália, saiba que fez um bom negócio. Por lá, já há permissão para trabalhar assim que o seu intercâmbio se inicia. Quer saber todos os detalhes? Então confira na sequência os trâmites necessários e algumas dicas de emprego que um estudante pode conseguir no país.

O que fazer para conseguir a permissão de trabalho:

Assim que o seu visto de estudante é expedido pela embaixada australiana já é emitido também a sua permissão para trabalhar. Portanto não será necessário chegar ao país para solicitar essa autorização.

O estudante interessado em trabalhar já começa no emprego assim que as aulas se iniciam. Ele só pode, no entanto, arrumar um trabalho que consuma até 40 horas quinzenais no período letivo. Já nas férias não há restrição na quantidade de horas.

No caso de estudantes de pós-graduação o cenário muda um pouco. Quem conta com o visto 574 não tem limitação de horário para arrumar emprego. Contudo, assim como o visto simples, é só depois de iniciar o curso.

Apesar de a permissão ser automática, será necessário solicitar o Tax File Number que funciona como uma carteira de trabalho. Você pode fazer o requerimento pela internet, gratuitamente. É extremamente importante contar com esse documento, pois ele será solicitado em qualquer lugar em que o estudante procurar por emprego.

O Tax File Number também serve como imposto de renda.  Sem ele você não consegue o retorno de parte deste imposto no tempo em que trabalhar na Austrália.

É muito complicado arrumar um emprego por lá?

Tudo dependerá do esforço do estudante. Obviamente será preciso correr atrás deinformações na própria escola ou universidade onde você estudará. Outra forma de conseguir algo é entrar em contato, ainda aqui no Brasil, com estrangeiros que morem na Austrália ou solicitar auxílio de sua agência de intercâmbio.

Se você fizer o contato daqui, quando chegar por lá, já saberá exatamente onde deve procurar trabalho. É importante salientar que tudo também depende do nível do seu inglês. Quanto menos conhecimento você tiver, maiores as chances de conseguir oportunidades – mesmo as  mais simples como lavar pratos, repor produtos no estoque ou fazer sanduíches.

Que tipo de emprego encontro na Austrália?

Como acabou de ser explicado, o inglês fluente fará diferença. Mas não é somente isso. O seu currículo também pode influenciar. Caso já tenha tido algumas experiências na sua área é possível sim conseguir algo ligado à sua formação. Confira o que será possível encontrar nos setores de:

Hoteleiro

Faz parte desse setor empregos relacionados à prestação de serviço como:bgarçom; atendente em cafés; auxiliar de cozinha; recepcionistas; hostesses em eventos; barista; bartender; auxiliar em hotéis.

Transporte

Para este setor será necessário carteira de habilitação. Entre os trabalhos mais comuns entre estudantes estão: motorista de caminhão de entrega; entregador de pizza; courier – para entregas rápidas.

Nanny e Child Care

Este setor se refere a trabalhos que lidam com o cuidado de crianças. Confira as opções:babá em tempo integral; babá casual; assistente em escolas e creches.

Educação

É possível conseguir também vagas em escolas de idiomas ou regulares na função de: atendente em escolas; suporte ao consumidor; auxiliar administrativo.

Vendas e Atendimento ao Consumidor

Aqui estão algumas das funções que podem ser desempenhadas em lojas e supermercados: repositor de produtos; vendedor; atendente; caixa.

Todos os estudantes que trabalham na Austrália são protegidos pelas Leis e Práticas Trabalhistas do país. Ficou interessado? Agora é só verificar o inglês e se planejar para conseguir um emprego que garanta a você mais experiência e uma renda extra durante o intercâmbio.

 

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *