Intercâmbio

Intercâmbio na Austrália: como planejar o seu

Intercâmbio: ainda dá tempo!

Pensando em fazer um intercâmbio para a terra dos cangurus? Leia esse guia rápido e comece já a planejar seu programa de intercâmbio ainda para esse ano. Dá tempo!

Escolhendo uma agência de intercâmbio

Uma agência de intercâmbio que seja confiável, de boa reputação e que ofereça preços razoáveis. Não, não é impossível. Basta pesquisar. Faça uma lista com preços e as vantagens que cada uma de suas opções oferecem. Não se esqueça de checar a credibilidade delas no mercado. O tempo de atuação, a quantidade e satisfação dos intercambistas assessorados são fatores consideráveis. Dê uma olhadinha se a agência que você está pensando em contratar tem uma página no Facebook, perfil no Twitter ou no Google +, por exemplo. Através desses canais é possível checar os comentários e a experiência de outras pessoas com relação à agência em questão.

Para os que almejam trabalhar

Para os que viajam com um visto de estudante é permitido trabalhar até 20 horas semanais. Você vai ter tempo para estudar e ao mesmo tempo ganhar uma grana para poder viajar pela Austrália, sair e se divertir. O mercado de trabalho pode ser competitivo, no entanto é necessário ter persistência. Quanto melhor for a sua fluência no idioma maior é sua chance de competir por empregos com melhor remuneração. Para recém-chegados é comum encontrar empregos como babá, posições de trabalho em restaurantes, hotéis, albergues e bares.  É também aconselhável participar de fóruns e comunidades virtuais a fim de fazer contato com pessoas que já estão trabalhando por lá. Dessa forma você pode se informar sobre possíveis vagas de emprego e talvez consiga, inclusive, ser indicado para futuros empregadores.

Onde se hospedar

A melhor escolha depende do período de tempo que você vai passar na Austrália, bem como do seu orçamento. Duas opções bem populares são:

Casa de família: Acomodação em casa família. Lá você vai ter seu quarto que pode ser divido com outra pessoa ou não, e é também possível incluir refeições em alguns contratos de estadia.

Residência estudantil: Nesse tipo de acomodação você divide o apartamento (e possivelmente o quarto) com outras pessoas. Muitas vezes a residência estudantil é mais barata que a casa de família (homestay) e você pode ter a experiência de morar com pessoas de várias nacionalidades e fazer amigos.

Para quem almeja foco nos estudos

Com um sistema de educação eficiente e de qualidade, estudar na Austrália pode abrir portas para boas oportunidades para você no futuro. Programas de intercâmbio podem oferecer cursos em escolas de idiomas para aqueles que precisam aprender ou aprimorar o inglês, exames preparatórios, cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de graduação e até mesmo de pós-graduação. Para isso, realize pesquisa quanto as opções e peça assessoria à agência de intercâmbio escolhida.

A melhor época para o intercâmbio

Assim como o Brasil, a Austrália se localiza no Hemisfério Sul e tem um clima agradável, principalmente para quem gosta de calor. É possível aproveitar a estadia no país em qualquer época do ano. Aé mesmo nos meses de inverno o frio não será muito severo se comparado ao de países europeus, por exemplo. Os meses mais recomendáveis para se viajar à Austrália são de setembro a março (entre a primavera e o verão), especialmente se você for para cidades no sul do país como Sidney e Melbourne, destinos bem populares entre intercambistas.

A Austrália é um país amistoso, com um clima parecido com o brasileiro e lugares incríveis para se visitar. Não perca tempo, pesquise, leia sites, blogs, livros de viagem e entre em contato com pessoas que já viajaram para a Austrália. Escolha um agência de intercâmbio que preste todo o suporte e direcionamento antes e durante o intercâmbio, planeje-se e aproveite a experiência!

This Post Has One Comment

  1. Como voce disse o visto permite que seu conjuge tambem possa ir para australia tendo os mesmo direitos e obrigacoes. Trabalho no ramo de informatica, so quem com Hardware, manutencao e garantia Existe ai em Sydney grandes lojas ou distribuidores de produtos de informatica para que eu possa tentar algo nesta area que ja trabalho a 6 anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *