Australia

Austrália na prática: entenda

Austrália

A Austrália é um país muito almejado por estudantes, e fazer um intercâmbio é algo que muda completamente a vida de um jovem. Passar um tempo longe da família, dos amigos e num lugar diferente pode até parecer assustador, mas no final costuma ser muito valioso, tanto ao nível profissional quanto ao amadurecimento pessoal.

Mesmo com extrema preparação, alguns problemas sempre acontecem. A diferença na culinária do país, no sotaque e na cultura local pode gerar medo aos estudantes, mas com o passar dos dias costumam sumir. No meu caso, por exemplo, foram os maiores problemas enfrentados nesse início.

O Brasil tem uma forma muito peculiar de educação. Por exemplo, em escolas públicas, raramente é obrigatório o uso de uniformes e geralmente as aulas duram apenas parte do dia. Na Austrália, por outro lado, os alunos passam a maior parte do dia na escola e usam uniformes e até sapatos iguais.

Dicas de sucesso

As dificuldades que enfrentei são comuns e é quase impossível fugir delas. Mas muitos problemas podem ser evitados seguindo algumas dicas simples:

  • Procure uma agência de intercâmbio reconhecida: pode parecer simples conseguir o visto de estudante, mas acredite, nem sempre é.
  • Estude o idioma: aprender uma língua estrangeira é uma coisa. Usá-la 24h por dia é outra. Se você se aplicar antes, com um curso de inglês, no caso, terá menos problemas com a língua durante a viagem.
  • Documentos: além de providenciar todos os documentos necessários para a viagem, não se esqueça de cuidar deles. Perder algum documento no exterior pode dar muita dor de cabeça e causar transtornos futuros.
  • Não esqueça: além da escola e saber aonde vai morar, detalhes como cultura e clima do país são pontos importantes a se considerar antes de viajar.

A Austrália

Austrália

Sol, praia e muita hospitalidade: é o que exemplifica o clima australiano.

A Austrália é um país lindo e com pessoas muito receptivas. Como a quantidade de intercambistas é enorme, os australianos estão acostumados e recebem muito bem os estudantes vindos de diversas partes do mundo. Pela proximidade geográfica é muito comum encontrar asiáticos no país – estudando ou passeando.

O país possui dimensões continentais, mas poucos habitantes para o seu tamanho. Possui belas praias, museus e passeios para todos os gostos. Quem é fã de esportes, por exemplo, vai se deliciar com jogos, principalmente críquete, futebol australiano e rugby, que são as paixões nacionais.

Quem gosta de animais também vai encontrar belos passeios, como o Santurário dos Coalas, uma reserva natural na qual habitam diversos animais como cangururs, coalas, crocodilos e diabos da tasmânia – isso mesmo! A origem do povo australiano se dá nos aborígenes que cultivavam imensamente a natureza, o que foi refletido no povo atual. Apresentações de dança aborígene também são uma boa forma de aprender um pouco mais sobre a história local.

Por tudo isso, mesmo que o frio na barriga apareça antes da viagem, vale a pena conhecer lugares e pessoas diferentes além de estudar e perceber que o mundo é muito maior do que imaginamos.

Embarque nessas sensações e experiências e terá por toda vida lembranças incríveis.

Créditos para nossa leitora : Maristela Duarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *