Coast

Gold Coast ou Sunshine Coast? Entenda

O que esperar das praias australianas

Deixando os cangurus de lado, a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos da Austrália são suas praias. Impossível não ficar encantado com as paisagens formadas pelas areias branquinhas e águas esverdeadas que cercam o país. E quando o assunto é praia, dois nomes se destacam entre as diversas opções de roteiros australianos: Gold Coast e Sunshine Coast. Ambos estão entre os destinos mais procurados pelos turistas.

Mas engana-se quem pensa que as praias australianas são todas iguais, cada uma tem suas características e atrações únicas. Para começar, vamos com a diferença básica entre uma e outra. Gold Coast é uma cidade, enquanto que Sunshine Coast é o nome de uma região formada por várias cidades. A seguir vamos apresentar melhor cada uma delas para você.

Gold Coast

Vista aérea de Gold Coast.

Vista aérea de Gold Coast.

Localizada no estado de Queensland, Gold Coast é uma cidade moderna e vibrante, que não deixa nada a desejar quando comparada com Sydney ou Melbourne, apesar de ser bem menor que as duas. As praias de Gold Coast estão sempre no topo das listas de turismo na Austrália, não só pela beleza mas também pela variedade de atrações que oferecem.

Gold Coast é indicada para quem gosta de agito, seja durante o dia ou durante a noite. A cidade tem uma vida cultural agitada, com diversos festivais acontecendo ao longo do ano. Se você curte uma balada, vai se sentir à vontade, já que bares e casas noturnas funcionam até altas horas com opções para todos os gostos e estilos. São muitos eventos esportivos também, campeonatos de surf, maratonas, automobilismo… Você já percebeu que não falta o que fazer por lá, não é?

Surfes Paradise Beach, em Queensland.

Surfes Paradise Beach, em Queensland.

Surfers Paradise é a principal praia de Gold Coast e conta com uma infraestrutura invejável. Ela está repleta de hotéis, restaurantes e shoppings. As areias são bastante concorridas, principalmente nos fins de semana e feriados, quando muitos australianos viajam para lá. Apesar do nome, Surfers Paradise não é o melhor pico de surf na região. Quem busca as melhores ondas vai encontrá-las em Snapper Rocks, Coolangatta e Burleigh Heads.

Sunshine Coast

Noosa Beach.

Noosa Beach.

Ao contrário da badalada Gold Coast, a Sunshine Coast tem uma atmosfera mais tranquila e relaxada. A região, formada por várias cidades, sendo as principais Noosa, Maroochy e Caloundra, é indicada para quem busca curtir uma praia mais sossegada e menos agitada, sem ter que dividir espaço na areia com uma multidão de banhistas. E este sossego tem suas vantagens, em alguns pontos você pode alimentar golfinhos e entrar em contato direto com a vida selvagem.

A Sunshine Coast é a região australiana que concentra o maior número de Parques Nacionais, com uma grande biodiversidade. Entre eles estão o Underwater World, um gigantesco oceanário e santuário de vida marinha, e o famoso Australia Zoo. Quem gosta de natureza pode se aventurar pelas trilhas e ver de perto coalas, cangurus, lagartos e muitas outras espécies nativas.

Mas não pense que Sunshine Coast é só calmaria. Quem busca ondas radicais, vai encontrar os melhores pontos de surf nas praias de Noosa, Little Cove e Mooloolaba. Mas vale ficar bem atento aos avisos das equipes salva-vidas, pois em alguns locais o mar fica repleto de tubarões.

Gold ou Sunshine?

Não há dúvidas de que tanto Gold Coast quanto Sunshine Coast valem a visita. Mas se o tempo estiver curto e não der para conhecer as duas, vale analisar bem as informações que nós mostramos aqui e escolher o destino que oferece o que você procura. Se você quer curtir praias agitadas e as baladas da cidade grande, então vá para Gold Coast; mas se você quer praias mais tranquilas em contato com a natureza selvagem, então Sunshine Coast é o seu destino.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *